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Experimentos visam garantir maior produtividade e utilização de novas técnicas de plantio e adubação em alfaces
Tecnologia
Experimentos visam garantir maior produtividade e utilização de novas técnicas de plantio e adubação em alfaces
02/09/2009 11:14:21
por Coordenadoria de Comunicação Social

Técnicas de plantio direto adubação e variações de temperatura são objetos de estudo do projeto de pesquisa “Avaliação de genótipos de alface em diferentes ambientes cultivados no período de inverno e verão em Cáceres” que está em desenvolvimento na Cidade Universitária da Unemat.

O professor Santino Seabra Júnior, que é o coordenador do projeto de pesquisa que conta com a participação de outros pesquisadores e acadêmicos do curso de agronomia explica que o objetivo principal é avaliar e testar as resistências e modos de produção orgânico de várias espécies de alface a fim de possibilitar a recomendação técnica aos produtores da região. “Nestes experimentos utilizamos cinco variedades de alface consideradas resistentes e de tardio processo de pendoamento, mas estamos acompanhando a produtividade em condições diferentes de temperatura e de plantio. O nosso interesse aqui é validar a tecnologia antes de passar para o produtor”, afirma.

Como parte do projeto, a Unemat realiza com a Escola Agrotécnica Federal de Cáceres um intercâmbio de conhecimento e tecnologia possibilitando que os alunos das duas instituições tenham acesso as pesquisas e técnicas de produção que estão sendo empregadas. Nesta semana duas turmas da escola agrotécnica estiveram na Cidade Universitária da Unemat para avaliar e conhecer as técnicas empregas no cultivo da hortaliça.

O aluno do primeiro ano da escola agrotécnica, Clenilton de Oliveira Silva, destacou como muito importante essa parceria. “Aqui a gente posse ver o que está sendo desenvolvido e vai nos auxiliar muito, porque podemos conhecer o que está sendo feito e até testar isso em casa”. A professora da disciplina de olericultura da escola agrotécnica, Poliana Ramos, explica que essa parceria entre as instituições é muito positiva e acaba permitindo que os alunos, que na maioria são filhos de produtores rurais, ao conhecerem essas novas técnicas as utilizem em casa e depois apresentem os resultados em sala de aula.

O projeto de pesquisa consta de duas fases, a primeira foi analisar como se desenvolveu a alface nos meses de verão, quando o manejo e o clima reduzem bastante a produtividade, e também perceber como e qual espécie de hortaliça é mais recomendável e vantajosa para cada período. “No inverno pudemos perceber que não há perda significativa de produção entre o campo aberto e protegido, isso é interessante para o produtor que pode utilizar outras variedades no campo fechado durante o inverno e só no verão fazer o cultivo de alface sobre sombreamento. Além disso, também estamos estimulando que os produtores façam rotação de culturas e utilizem o plantio direto como alternativa econômica e produza um alimento mais orgânico”, afirma o professor Santino.

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